Yaris Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Redes sociais
Últimos assuntos
» Toyota Corolla
por aygo Ontem à(s) 6:06 pm

» solução para camera de ré no modelo XL PLUS TECH
por fdugulin Ontem à(s) 6:04 pm

» Atualização da Central Multimídia disponível
por Tibaldi Sex Nov 15, 2024 1:26 am

» Motor automático morrendo
por Miltoneicho Qui Nov 14, 2024 8:40 am

» Atualização multimidia - Yaris 2018/2019
por Lineu Costa Seg Nov 11, 2024 7:59 pm

» Rachaduras no painel com menos de 1 ano de uso
por Miltoneicho Seg Nov 11, 2024 1:06 pm

» Barulho após troca amortecedores
por Fernando souza Seg Nov 11, 2024 11:54 am

» Atualizar multimídia do Yaris 2019 com microfone
por Gustavo Prudente Dom Nov 10, 2024 10:14 pm

» Palheta limpador de parabrisa yaris
por MAURICIO Dom Nov 10, 2024 7:47 am

» Defeito no Sistema de Carga
por Edu Sáb Nov 09, 2024 11:10 am

» Instalando duas USB originais.
por fabimbsb Qui Nov 07, 2024 9:46 pm

» Troca parcial oleo cambio
por Miltoneicho Seg Nov 04, 2024 12:40 pm

» equipando o yaris sedan xl pcd
por figueiredo13x Qui Out 31, 2024 11:38 am

» Vendendo yaris XLS
por Maria Izabel Qui Out 31, 2024 12:01 am

» Câmbio CVT na partida pela manhã
por Peri.Pertile Qua Out 30, 2024 2:05 pm

Indicador de autonomia - computador de bordo

+2
kervinson
Fernando Santos
6 participantes

Ir para baixo

Indicador de autonomia - computador de bordo Empty Indicador de autonomia - computador de bordo

Mensagem por Fernando Santos Sex Ago 30, 2019 5:53 pm

Tenho uma dúvida em relação ao computador de bordo, é a primeira vez que tenho um carro com um.
A dúvida é se podemos confiar na estimativa de autonomia, indicada em KM.

Vocês sabem dizer o quanto a indicação é precisa, se consegue levar em consideração a proporção de álcool e gasolina, ou se é estimativa apenas volumétrica?

Eu não levo muito em consideração a indicação de autonomia, eu gosto de completar sempre que a indicação do tanque chega a 1/4.

Muito obrigado.
Fernando Santos
Fernando Santos

Membro Bronze
Membro Bronze

Carro : Yaris Sedan XLS

Ir para o topo Ir para baixo

Indicador de autonomia - computador de bordo Empty Re: Indicador de autonomia - computador de bordo

Mensagem por kervinson Sex Ago 30, 2019 11:34 pm

A autonomia vai depender muito do momento, vc pode sair do posto com tanque cheio e vai dizer que tem 500km, ai anda uns 10km e cai para 450km depois de mais 2km vc pega uma BR ai diz que tem os mesmo 450km, anda mais 10km na BR e vai aparecer que tem 550km.
kervinson
kervinson

Membro Prata
Membro Prata

Carro : Yaris Sed XL Plus AT

Indicador de autonomia - computador de bordo Empty Re: Indicador de autonomia - computador de bordo

Mensagem por Marcelo Dom Set 01, 2019 12:56 pm

Complementando a resposta do Kervinson, o computador calcula a autonomia baseado na média do consumo do carro dos últimos minutos(não sei quantos, depende do modelo), e como temos a quantidade de combustível restante, o computador multiplica e assim calcula a autonomia. Por isso a autonomia vai mudando conforme o consumo vai mudando.

O computador "erra" para menos sempre, para você não ficar na mão. Eu já parei no posto com 5km de autonomia e ainda tinham uns 5 litros no tanque.

Abraço!
Marcelo
Marcelo

Moderador
Moderador

Carro : Yaris XLS Hatch

Mensagem por Fernando Santos Dom Set 01, 2019 8:56 pm

Muito bom, obrigado pelas informações amigos.
É ótimo saber que ele mente pra menor autonomia, assim da pra confiar na estimativa quando indicar que a gasolina permite chegar no destino.
Fernando Santos
Fernando Santos

Membro Bronze
Membro Bronze

Carro : Yaris Sedan XLS

Mensagem por LucasFloripa Qui Set 12, 2019 11:27 am

As autonomia calculada é EXTREMAMENTE conservadora.
Já cheguei a 0 de autonomia e entraram no máximo 37L

Essa é umas das minhas principais queixas do veículo - sua autonomia, pois apesar de eu conseguir consumos excepcionais dificilmente consigo passar de 600 km antes de entrar na reserva, ao abastecer entram apenas 35 =/ 

Com um tanque de 55L e que acendesse a reserva com os mesmos 10L restantes (muuuita sobra) eu teria autonomia de 750 km para cima.

Como ando bastante preciso abastecer mais de 1x semana
LucasFloripa
LucasFloripa

Membro Bronze
Membro Bronze

Carro : Yaris Sedan XL CVT

Mensagem por kervinson Qui Set 12, 2019 6:42 pm

O tanque tem 45 litros
kervinson
kervinson

Membro Prata
Membro Prata

Carro : Yaris Sed XL Plus AT

Mensagem por saidts Sex Set 27, 2019 5:52 pm

Eu não confio, justamente por causa da imprecisão que o pessoal bem descreveu acima. Porém realmente ele sempre erra pra não te deixar na mão. Também cheguei ao posto para abastecer zerado e ele só completou (no automático) pouco mais de 30 litros...
saidts
saidts

Membro Bronze
Membro Bronze

Carro : Yaris XL Plus Tech 2018/19 Hatch

Indicador de autonomia - computador de bordo Empty Yaris XS 1.5 Sedan 2023/24 - Considerações após quase 5 meses e 5.000 km

Mensagem por mkkay Qui maio 23, 2024 11:34 am

O indicador de autonomia varia conforme alguma estimativa de consumo que é difícil entender. 

Indicador de autonomia - computador de bordo Whatsa12
Gasolina - 619 km / 37 litros => estimado 16,73 km/l para 37 litros (condizente com uso rodoviário)

Indicador de autonomia - computador de bordo Whatsa13
Etanol - 506 km / 37 litros => estimado 13,67 km/l para 37 litros (bastante exagerado para cidade!)

O fato é que a capacidade do tanque informado no manual é 45 litros (e 6,8 na reserva a partir da luz amarela) mas..

1. Cada marcador de combustível equivale a aproximadamente 4,5 litros de combustível;
  2. Entre 10 e 20 km no último marcador a luz da reserva acende (cabem 34 litros se abastecido);
  3. Quando o último marcador de combustível se apaga ainda é possível percorrer uns 10 ou 20 km até zerar;
  4. Quando o marcador de autonomia é zerado (cabem 37 litros se abastecido) ainda restam 8 litros;
  5. Certa vez rodei mais 30 km e ainda restaram 3 litros no tanque (abastecidos 41,8 litros - fazendo 6,3 km/l);
  6. Pane seca - provavelmente caberiam 45 litros.

Então considerando que no momento em que a luz de reserva acende (e o marcador muda de cor azul para laranja) ainda restam 11 litros, isto seria suficiente para suportar um engarrafamento de 30 km na subida de serra do último posto de combustível de Garuva/SC até o primeiro posto em Tijucas do Sul/PR.

Minhas médias - Gasolina: 9.0 cidade / 18.0 km/l estrada - Etanol: 6.3 cidade / 12.6 km/l estrada.
mkkay
mkkay

Membro Bronze
Membro Bronze

Carro : Yaris XS Sedan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo