Yaris Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Redes sociais
Últimos assuntos
» Toyota Corolla
por aygo Ontem à(s) 6:06 pm

» solução para camera de ré no modelo XL PLUS TECH
por fdugulin Ontem à(s) 6:04 pm

» Atualização da Central Multimídia disponível
por Tibaldi Sex Nov 15, 2024 1:26 am

» Motor automático morrendo
por Miltoneicho Qui Nov 14, 2024 8:40 am

» Atualização multimidia - Yaris 2018/2019
por Lineu Costa Seg Nov 11, 2024 7:59 pm

» Rachaduras no painel com menos de 1 ano de uso
por Miltoneicho Seg Nov 11, 2024 1:06 pm

» Barulho após troca amortecedores
por Fernando souza Seg Nov 11, 2024 11:54 am

» Atualizar multimídia do Yaris 2019 com microfone
por Gustavo Prudente Dom Nov 10, 2024 10:14 pm

» Palheta limpador de parabrisa yaris
por MAURICIO Dom Nov 10, 2024 7:47 am

» Defeito no Sistema de Carga
por Edu Sáb Nov 09, 2024 11:10 am

» Instalando duas USB originais.
por fabimbsb Qui Nov 07, 2024 9:46 pm

» Troca parcial oleo cambio
por Miltoneicho Seg Nov 04, 2024 12:40 pm

» equipando o yaris sedan xl pcd
por figueiredo13x Qui Out 31, 2024 11:38 am

» Vendendo yaris XLS
por Maria Izabel Qui Out 31, 2024 12:01 am

» Câmbio CVT na partida pela manhã
por Peri.Pertile Qua Out 30, 2024 2:05 pm

Computador de Bordo

4 participantes

Ir para baixo

Computador de Bordo Empty Computador de Bordo

Mensagem por rmferri Ter maio 14, 2019 4:23 pm

olá. Comprei recentemente um Yaris Sedan XL 1.5, com câmbio CVT. Tenho uma dúvida, pois não encontrei a resposta que precisava no manual: eu peguei o carro na concessionária há 3 semanas e só abasteci com gasolina comum. A média (AVG) apontado no painel é de 8,9 km/l. No quesito "consumo", em se tratando de "gasolina", deveria ser mais econômico. O que vocês acham? Reparei que o computador de bordo do modelo "XL" é diferente da versão "XLS", pois a última, é possível informar valores para cálculo de consumo.
rmferri
rmferri

Membro Novato
Membro Novato

Carro : Yaris Sedan XL 2019

Ir para o topo Ir para baixo

Computador de Bordo Empty Re: Computador de Bordo

Mensagem por sxavier Qua maio 15, 2019 5:47 pm

Eu tenho um Yaris Sedan XL automático também e pude comparar o consumo dele de acordo com o trânsito e forma de dirigir. O câmbio CVT permite excelentes médias de consumo com trajetos em q se roda livre, sem trânsito, como em uma rodovia ou cidades em que se mantém uma velocidade de 60 oi 80km/h constante. Quando se pega muito trânsito (anda e para) e cidades menores em que se precisa parar a cada esquina, o consumo de combustível aumenta drasticamente, e pelo q pesquisei é uma característica do câmbio CVT (o Honda fit sofre do mesmo problema, por exemplo).
Outra coisa q julga muito é o estilo de dirigir, e como o pedal do Yaris é muito sensível, qualquer oscilada no pedal faz com que ele eleve o giro para dar uma resposta melhor, se não tiver muito cuidado como o pedal, ele fica beberrão. Em arrancadas por exemplo, procure pisar bem de leve, de forma com q o giro do motor não ultrapasse os 2000 giros, até se atingir a velocidade ideal (lógico que isso não se aplica toda hora, pois em determinados momentos precisamos de uma arrancada mais forte, mas na maioria das vezes não se precisa arrancar parecendo competição de arrancada, rsrsrs).
Com esse comportamento eu consegui obter uma boa economia de combustível.
Respondendo seu questionamento sobre o consumo de 8.9 na gasolina, vai depender do quanto de trânsito q vc pegou e se a cidade onde vc mora permite q ande mais fluidamente. Se pega muito trânsito e precisa andar e parar toda hora, está muito bom. Porém se os trajetos q vc anda são mais fluídos, aí o consumo não está legal.
No meu carro eu obtenho uma média de 12.5km/l na cidade e uns 14km/l na rodovia andando em uma velocidade de 120 km/h.
sxavier
sxavier

Membro Bronze
Membro Bronze

Carro : Yaris Sedan XL

Mensagem por quiosque Qua maio 15, 2019 7:03 pm

ou o computador de bordo está meio louco (provável) ou as bomba do posto que sempre abasteço (pão de açúcar) têm padrões diferentes para "travar"

pois a última vez o computador mostrou um consumo 0,5 km/l melhor do que fazendo a conta na bomba

agora, o consumo "real" ficou quase 0,7 km/l melhor do que o do computador de bordo (álcool: 8,5 km/l no computador e 9,1 km/l "real")
quiosque
quiosque

Membro Bronze
Membro Bronze

Carro : Yaris XL Hatch

Mensagem por sxavier Qui maio 16, 2019 11:33 am

Eu acho que essas pequenas variações são normais, seja por uma margem de erro do computador de bordo, ou seja pela bomba que pode desarmar um pouco antes do tanque estar realmente cheio. Eu me guio pelo valor informado no computador de bordo, sabendo que pode ter uns 0,5 para mais ou para menos, rsrsrs.
sxavier
sxavier

Membro Bronze
Membro Bronze

Carro : Yaris Sedan XL

Mensagem por izrael Qui maio 16, 2019 12:53 pm

Quando vocês abastecem, zeram também o registro da média consumo? Pois se não, a média computada considera abastecimentos anteriores também. 

Sobre diferenças entre real (cálculo da bomba) e do computador de bordo, as diferenças no meu têm sido pequenas, em torno de 0,15 km/L.
izrael
izrael

Membro Bronze
Membro Bronze

Carro : Yaris Sedan XL mt

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo