Yaris Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Redes sociais
Últimos assuntos
» carro hidrogenio Toyota
por wilianb Hoje à(s) 7:13 pm

» PROBLEMA NA MARCAÇÃO DE COMBUSTIVEL NO PAINEL
por kawanockk Hoje à(s) 5:10 pm

» Toyota Lexus
por wilianb Hoje à(s) 12:15 pm

» carro eletrico Toyota
por wilianb Hoje à(s) 12:14 pm

» Atualização da Central Multimídia disponível
por Josh_K Hoje à(s) 9:51 am

» Novo Renault Kardian 2025
por fabiotguerreiro Hoje à(s) 9:50 am

» Alguém já instalou faról de neblina paralelo no Yaris 2020?
por fabiotguerreiro Seg maio 06, 2024 10:46 am

» Yaris d4-d 2007 tubo motor
por fabiotguerreiro Qui maio 02, 2024 3:44 pm

» Será que a Honda vai atropelar o Yaris Cross?
por fabiotguerreiro Ter Abr 30, 2024 8:18 am

» Carlinkit 5.0 no Yaris - Espelhamento Wireless
por fbl Dom Abr 28, 2024 3:46 pm

» Hyundai: película da marca reduz em 22 graus a temperatura dentro do carro
por fabiotguerreiro Sáb Abr 27, 2024 9:37 am

» Defeito no Sistema de Carga
por EvaldoSM Sex Abr 26, 2024 7:41 pm

» Toyota vai fechar fabrica Argentina
por fabiotguerreiro Qua Abr 24, 2024 10:57 am

» A onda dos híbridos e elétricos: R$ 117 bilhões de investimentos foram anunciados
por fabiotguerreiro Sáb Abr 20, 2024 6:42 pm

» Toyota terá mini elétricos baratos desenvolvidos junto com a Daihatsu
por fabiotguerreiro Qui Abr 18, 2024 11:28 am


Freio de mão do Yaris horrível depois da revisão de 20.000 km

Ir para baixo

Freio de mão do Yaris horrível depois da revisão de 20.000 km Empty Freio de mão do Yaris horrível depois da revisão de 20.000 km

Mensagem por Convidado Dom Ago 16, 2020 9:31 pm

Pessoal,

Abri o tópico aqui para fazer o relato e mostrar a solução para o problema, caso mais alguém passe por isso, porque eu não voltei na concessionária para mandar arrumarem a merda, eu mesmo resolvi.

Essa revisão custou a bagatela de R$ 552,89 e se resumiu, basicamente, na troca de óleo, filtro de combustível, filtro de óleo e junta de alumínio do bujão do cárter. O resto, R$ 285,70 só pela mão de obra affraid. Fazendo uma conta de padaria, se o cidadão trabalha 44 horas semanais isso dá R$ 12.570,80, mais ou menos um salário de uns R$ 40.226,56 líquidos, é isso mesmo? Nada mal Rolling Eyes. Não sei se essa grana vai parar no bolso do "mexânico", mas tudo bem...

Então vamos ao relato: levei meu Yaris para a revisão dos 20 mil km no dia 10 de agosto (segunda-feira), auge da pandemia pale. Concessionária me ligou antes e marcou para 15:00. Quando chego lá a recepcionista, muito entretida ao telefone, sequer percebeu a minha chegada. Esperei, esperei, esperei e a moça continuou conversando fiado no telefone. Quando a ligação finalmente acabou, informei do agendamento. E não é que a moça olhou no sistema e não tinha nada agendado! Ok, disse que iam me atender mesmo assim...

Uns 20 minutos depois me chega o "consultor". Perguntei se iam mexer na regulagem do freio de mão (freio de estacionamento), informou que sim. Então, pedi para anotar observação de que eu não queria freio de mão com tensão excessiva no cabo porque já tinha passado pelo mesmo problema na revisão do meu Etios. Cidadão não anotou nada...

Uma hora e meia depois o carro continuava no mesmo lugar em que deixei, ou seja, sequer tinham iniciado o serviço. Lá pelas 17 horas o "consultor" me devolve o carro dizendo que o serviço estava pronto, que tinham metido 32 libras nos 4 pneus e no estepe (manual informa 32 libras na frente e 30 atrás), sendo que tem uma etiqueta na coluna B que orienta as calibragens e não estão lá 32 libras nas 4 rodas. Próprio funcionário da concessionária não conhece as características do veículo...

Muito contrariado, paguei pelo "serviço" e percebi que o freio de mão estava justamente do jeito que não queria, ou seja, ruim de acionar e com a tensão no cabo tão alta que mal consegui 4 ou 5 cliques. Fui embora e, ao chegar em casa reclamei com a Toyota pelo péssimo atendimento e pelo serviço ruim. E o que a Toyota fez? Isso mesmo: cagou na minha cabeça! Até hoje nem uma resposta automática mandaram. Imagino que só gostam de receber elogios. Quando chega reclamação, já mandam direto pro lixo.

Concessionária mandou pesquisa de satisfação pelo Whatsapp Business, dei nota 2. E, adivinhem só? Também cagaram pra minha resposta...

* O freio de estacionamento difícil de acionar (baixo demais ou "duro" demais) significa que o analfa do mexânico deixou as sapatas muito grudadas no tambor. Isso reflete na tensão do cabo de acionamento, em aquecimento desnecessário, desgaste prematuro do conjunto sapata/tambor e talvez até um aumento no consumo de combustível.

Muito bem, depois da choradeira, vamos à solução:

1. O material necessário para o serviço: chave de roda, alicate bico fino, chave de fenda, chave (boca ou estriada) 12mm e torquímetro (103 N.m o aperto das porcas da roda). Se o tambor não sair fácil, como foi o meu caso, vai precisar de dois parafusos M12 para ajudar na remoção:

Freio de mão do Yaris horrível depois da revisão de 20.000 km 20200813

2. Calce bem as outras rodas e remova a primeira roda traseira (freio de mão deve estar "desacionado"). Como eu só tinha um macaco, removi uma roda por vez. E, como já imaginava, as sapatas estavam tão coladas no tambor que foi difícil demais para remover. Entre os 4 furos dos parafusos prisioneiros tem 2 furos pequenos com rosca que podem ajudar na remoção, simplesmente aparafusando dois parafusos M12 ou qq outro que sirva na rosca.

Removido o tambor, podemos ver uma pequena catraca, que é onde o cidadão fez a merda:

Freio de mão do Yaris horrível depois da revisão de 20.000 km 20200814

Detalhe da catraca:
Freio de mão do Yaris horrível depois da revisão de 20.000 km 20200815

3. Levante com a chave de fenda a pequena trava que prende o "dente" da catraca e, com o alicate, rode para cima (anti-horário) a catraca/parafuso para afrouxar e diminuir a tensão nas sapatas. Cuidado para não por força demais no alicate a ponto de deformar os dentes da catraca. No meu caso rodou tranquilo. Se você empurrar a catraca para baixo, a tensão aumenta.

4. Faça o procedimento devagar e vai testando a montagem do tambor. O ideal é que não fique frouxo, mas apertado o suficiente de forma que você consiga remover com as mãos o tambor. Isso garante que não tenha folga excessiva, nem aperto excessivo como deixou o "mexânico" da concessionária affraid.

5. Regulado o primeiro tambor, remonte tudo, prenda as rodas inserindo as porcas de forma alternada. O torque para o aperto é de 103 N.m, como informa o manual.

6. Montada a primeira roda traseira, passe para a do outro lado. As fotos mostradas são da roda traseira esquerda.

Bom, terminado o serviço, o freio de mão ficou ótimo! Seis cliques com folga e freio de mão segurando bem em qq morro. Acho que o carro ficou até mais econômico, hehe.

Resumindo a história toda: paguei caríssimo por uma simples troca de óleo, que é o que fizeram no fim das contas, paguei quase R$ 300,00 numa mão de obra!!!! que ferrou com a regulagem do meu freio de mão. Imagino que a instrução da Toyota seja a seguinte: "independentemente de o carro estar com 5 mil, 10 mil ou 20 mil km (meu estava com 16 mil km), por ser a revisão dos 20 mil km, gire a maldita catraca X vezes e fodas o prejudicado!"
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Freio de mão do Yaris horrível depois da revisão de 20.000 km Empty Re: Freio de mão do Yaris horrível depois da revisão de 20.000 km

Mensagem por RRoberto Qui Set 24, 2020 7:12 am

Não sei como é esse ajuste no Yaris. Nem sei se entendi direito a sua postagem (nesse caso, ignore esta postagem).
Em muitos carros que tive, não era necessário retirar o pneu, nem o tambor para ajustar as lonas de freio.
Nos outros carros, atrás daquela roda dentada (ou catraca como você mencionou) tinha um furo geralmente tampado por uma borracha. Bastava retirar essa borracha para ter acesso a essa roda dentada. Com uma chave de fenda introduzido ali, era possível girar essa roda dentada para cima ou para baixo. Com uma das mãos girando o pneu era possível com a outra mão através da chave de fenda ir ajustando as lonas de forma que o pneu gire livremente, nem muito preso, nem muito folgado.

P.S.
Eu tenho um outro problema com o freio de mão, diferente do seu.
O freio de mão funciona bem e não necessita de ajuste, mas quando eu solto o freio de mão, fica uma pequena folga no fim do curso. Uma folga mínima depois do último clic (ou primeiro clic).
Não é sempre, mas às vezes, a luz indicadora do freio de mão no painel permanece acesa quando destravo a alavanca. Também já me aconteceu algumas vezes dessa luz acender quando já estou rodando (talvez pela trepidação).
Nesses caso, tenho de pressionar a alavanca para baixo para essa luz apagar.
Por falta de tempo e, como isso não afeta a vida útil das lonas de freio, ainda não levei para a concessionária.
Desconfio que o problema seja de falta de ajuste na regulagem da posição do interruptor da luz indicadora, mas ainda não tive a curiosidade para saber onde fica esse interruptor e se ele é de fácil acesso.
RRoberto
RRoberto

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 105
Data de inscrição : 26/11/2019
Localização : Brasil
Carro : Yaris Sedan XS 2019/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos