Yaris Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
antes de perguntar
Pesquise aqui
Redes sociais
Últimos assuntos
» Yaris hibrido
por wilianb Ontem à(s) 9:35 pm

» Toyota terá mini elétricos baratos desenvolvidos junto com a Daihatsu
por fabiotguerreiro Ontem à(s) 11:28 am

» Yaris 2023 - DRL CONJUGADO COM A LANTERNA.
por fabiotguerreiro Ontem à(s) 11:22 am

» Adaptador Wireless para android auto e apple carplay
por Maria Izabel Qua Abr 17, 2024 11:17 pm

» Manutenção
por Otavio Guerra Qua Abr 17, 2024 11:43 am

» Comando ar condicionado digital
por InicianteX Qua Abr 17, 2024 9:31 am

» Cavalos do motor: qual é a diferença entre cv, hp, ps, bhp e kW?
por fabiotguerreiro Sex Abr 12, 2024 11:50 am

» Troca de Etios pelo Yaris
por RF. Sex Abr 12, 2024 10:10 am

» A onda dos híbridos e elétricos: R$ 117 bilhões de investimentos foram anunciados
por fabiotguerreiro Sáb Abr 06, 2024 10:45 am

» Atualização da Central Multimídia disponível
por joselo Qui Abr 04, 2024 5:34 pm

» Novo SUV da Toyota é um Fiat Pulse criado pela Suzuki
por fabiotguerreiro Qui Abr 04, 2024 9:36 am

» Toyota trabalha em tinta que muda cor do carro com o calor
por fabiotguerreiro Qui Mar 28, 2024 3:47 pm

» Toyota faz recall de 1,12 milhão de veículos por falha no airbag
por fabiotguerreiro Qua Mar 27, 2024 10:18 am

» Depois da Hilux barata, Toyota deve ter um SW4 de baixo custo
por fabiotguerreiro Qua Mar 27, 2024 10:07 am

» Novo Renault Kardian 2025
por fabiotguerreiro Seg Mar 25, 2024 3:24 pm


Falta de força em arrancadas CVT

+5
nkrigotti
Sergio
Fernando Santos
Luis M
LucasFloripa
9 participantes

Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por LucasFloripa Seg Nov 12, 2018 3:00 pm

Pessoal noto uma característica no meu Yaris XL CVT.

Ao arrancar e precisar de um arranque mais rápido o carro tem uma resposta bastante lenta.
Vou descrever as situações:

1 - uma arrancada em que o veículo está parado e logo se inicia uma subida, o giro sobe a uns 2000 rpm e conforme aparece a inclinação ele começa a perder força e leva um tempo (a meu ver excessivo) para responder, se você aperta mais fundo o acelerador parece não alterar esse tempo de resposta, e só ao chegar nas 3000 rpm ele parece deslanchar.

2 - Manobras em locais bem inclinados, mesmo com o hill holder noto que parece faltar força ao CVT, inclusive esses tempos em marcha ré não conseguir subir uma pequena guia mesmo pisando fundo no acelerador, simplesmente ele não tinha força para arrancar no veículo nesse situação.

Vocês notam algo semelhante no de vocês?

Em casa temos também um FIT CVT 2008 e ele tem uma resposta inicial bem melhor, até arisca, acelerando forte se pisado a fundo.
Talvez esteja com saudade do arranque rápido do Etios 1,5 2014 que eu tinha ehehehe
LucasFloripa
LucasFloripa

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 51
Data de inscrição : 27/07/2018
Localização : Florianópolis - SC
Carro : Yaris Sedan XL CVT

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por LucasFloripa Seg Nov 26, 2018 3:52 pm

Mais alguém observa essa situação?

Esse final de semana precisei pegar uma estrada de chão com algumas subidas mais ingrimes e fiquei preocupado, em algumas mesmo afundando todo o pé  o carro não subia com força ou começava a patinar (ai entraria o controle de tração) realmente parece que o CVT não tem força para empurrar o carro .
LucasFloripa
LucasFloripa

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 51
Data de inscrição : 27/07/2018
Localização : Florianópolis - SC
Carro : Yaris Sedan XL CVT

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por Luis M Qua Nov 28, 2018 10:19 am

Bom dia Lucas,
Também tenho um Honda WR-V e existem diferenças significativas entre o CVT da Honda e da Toyota.
Realmente em subidas (no meu caso rampa de garagem), o Yaris parece não responder ao acelerador. Recentemente durante uma chuva, o veículo ficou parado e não respondeu ao acelerador. Isso não acontece com o Honda, não sei porquê. O meu WR-V não possui controle de tração - essa é a unica diferença.
Agora, no quesito dirigibilidade, o CVT do Yaris me parece muito superior ao do WR-V por causa da posição manual que o Honda não  possui.
Luis M
Luis M

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 56
Data de inscrição : 21/11/2018
Localização : Campinas - SP
Carro : Toyota Yaris

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Arrancadas para ultrapassagem

Mensagem por Fernando Santos Qua Dez 26, 2018 3:56 pm

Pessoal, boa tarde.

Tinha o Etios 1.5 manual (2013) e agora peguei o Yaris XLS CVT.
Eu vou fazer uma viagem no Reveillon em que pego estrada não-duplicada, com muito caminhão, em que é preciso ultrapassar pela contra-mão. Também pego trecho de estrada de chão com várias subidas.
Já fiz essa mesma viagem com o Etios 3 vezes e estava bem satisfeito com o desempenho nas subidas e ultrapassagens, mesmo com o carro carregado. Era bem satisfatório o tempo de resposta entre baixar uma marcha e esgoelar o motor pra ultrapassar.

Vocês acham que tem diferença significativa nas arrancadas com o Yaris? Eu ainda não andei com o carro carregado, mas minha impressão é de que o Yaris CVT é mais lento que o Etios para arrancadas/retomadas.

Se tiverem qualquer dica, principalmente para ultrapassagens, vai me ajudar.

Muito obrigado.

Fernando
Fernando Santos
Fernando Santos

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 19
Data de inscrição : 26/12/2018
Localização : São Paulo - SP
Carro : Yaris Sedan XLS

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por Sergio Qui Dez 27, 2018 1:34 am

O motor 1.5L do Etios nesse ano de 2013 já vinha prontinho montado do Japão. A característica que mais chamava a atenção era o incrível torque em baixas rotações. Você saia de lombadas em 3ª com o motor a menos de 1.000 rpm, acelerava sem reduzir e ele retomava de um jeito que quem estava no banco do passageiro não acreditava que era um 1.5L aspirado. Tive um desses e agora tenho um Etios AT, o comportamento do motor é diferente e penso ser parecido com o Yaris. O que faço é deixar o motor mais "cheio" antes do fato acontecer quando prevejo situações em que a aceleração vai ser necessária como ultrapassagens, aclives, sei lá. Com o cambio CVT do Yaris isso é mais fácil de fazer.
Sergio
Sergio

Administrador
Administrador

Mensagens : 31
Data de inscrição : 01/04/2018
Localização : São Paulo - SP
Carro : Etios HB X - AT 2017 Etios SD X - MT 2013 de olho num Yaris

http://yarisclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por nkrigotti Qui Dez 27, 2018 2:15 pm

Ao amigo que vai viajar, recomendo colocar o câmbio na posição manual e acelerar um pouco antes de sair para ultrapassagem pois parece que a resposta é mais lenta mesmo, eu não faria uma ultrapassagem com o câmbio na posição D.
nkrigotti
nkrigotti

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/11/2018
Localização : Sao Caetano do Sul - SP
Carro : Yaris Xls 2019

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por Fernando Santos Qui Dez 27, 2018 3:46 pm

Eu vou testar o uso das aletas pra baixar a marcha e pisar fundo no acelerador, tanto com o câmbio na posição M como na D.
Espero não me decepcionar (muito). O importante é pegar o tempo do carro pra saber quando dá pra ultrapassar ou não.
Quando concluir a viagem, vou procurar colocar minhas impressões aqui.
Fernando Santos
Fernando Santos

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 19
Data de inscrição : 26/12/2018
Localização : São Paulo - SP
Carro : Yaris Sedan XLS

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por nkrigotti Qui Dez 27, 2018 6:09 pm

Quando está no D e você usa as aletas o câmbio te limita muito e troca de marcha sozinho, quando você coloca no manual e usa as aletas fica um pouco melhor, eu faria isso para ultrapassagens
nkrigotti
nkrigotti

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/11/2018
Localização : Sao Caetano do Sul - SP
Carro : Yaris Xls 2019

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por Fernando Santos Sex Fev 01, 2019 3:24 pm

Voltei da viagem e fiquei satisfeito com o desempenho do Yaris.
Eu estava acostumado com o Etios manual, e o Yaris CVT é um pouquinho mais lento para subir o torque em situações de ultrapassagem. Mas em poucas ultrapassagens já consegui pegar o tempo do carro, e aí a viagem foi bem tranquila.
Nessa viagem peguei todo tipo de estrada e terreno, em diversas situações. O câmbio automático e o controle de velocidade de cruzeiro fazem boa diferença em viagens longas.
Resultado de 15 dias de viagem: 4200km a mais e um pneu furado.
Tá ótimo, considerando tudo o que o carro passou, kkk
Fernando Santos
Fernando Santos

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 19
Data de inscrição : 26/12/2018
Localização : São Paulo - SP
Carro : Yaris Sedan XLS

Marcelo Márcio de Moura gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por LucasFloripa Ter Fev 05, 2019 4:36 pm

Fernando, em viagens e depois do carro embalado considero o desempenho ÓTIMO.
Utilizei o modo manual apenas em descidas mais longas por querer um freio motor um pouco mais forte e em D o carro até faz mas as vezes após uma curta acelerada ele "solta" o carro e com o modo manual consigo manter.

Em ultrapassagens o modo D é o melhor, simula as marchas se aceleração parcial e deixa o giro la em cima se aceleração total.

Em breve farei uma viagem de FloriaxFoz Iguaçu com 4 pessoas e porta malas cheio, uma ótima oportunidade de testar ele em deslocamentos mais longos.

O que me irrita ainda é a autonomia, com 35L já acende a reserva, se tivesse um tanque 10L maior seria muito mas muito melhor.

Permitindo tranquilamento 650-700 km com um tanque
LucasFloripa
LucasFloripa

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 51
Data de inscrição : 27/07/2018
Localização : Florianópolis - SC
Carro : Yaris Sedan XL CVT

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por Convidado Qua Fev 06, 2019 2:03 pm

Fernando,

Fiz uma viagem de cerca de 1000 km, sempre pista simples, com muitas subidas, descidas, curvas e tal, e achei o desempenho bom. Rodei sempre no "drive" e metia o pé até no fundo para ultrapassar. O giro ia nas alturas, mas considero as retomadas boas. A dica que eu dou é assim que embalar subir as "marchas" na mão ("paddle shifter") para o giro cair. Depois de um tempo o câmbio volta pro drive, ou se você segurar o "paddle shifter" por uns 3s o câmbio volta pro "D" também.

Outra coisa de que gostei foi do "freio motor": inclinação descendente, pé no freio e o câmbio já começa a segurar o carro, sem precisar reduzir a "marcha" na mão.

Abraço
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por LucasFloripa Qua Fev 06, 2019 3:27 pm

Para o giro cair basta aliviar o acelerador, sem soltar completamente que o giro cai rapidamente.
LucasFloripa
LucasFloripa

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 51
Data de inscrição : 27/07/2018
Localização : Florianópolis - SC
Carro : Yaris Sedan XL CVT

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por Convidado Qua Fev 06, 2019 3:36 pm

Prefiro subir a marcha. Aliviar o acelerador em uma ultrapassagem... só se tiver uma boa folga.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por LucasFloripa Qua Fev 06, 2019 4:32 pm

No meio da ultrapassagem eu concordo contigo, ai não pode aliviar.
Ai deixo o CVT simulando trocando a 4500, se a ultrapassagem apertar eu cravo no fundo eheheh
LucasFloripa
LucasFloripa

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 51
Data de inscrição : 27/07/2018
Localização : Florianópolis - SC
Carro : Yaris Sedan XL CVT

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por Fernando Santos Qui Fev 07, 2019 3:49 pm

Eu fiz muitas ultrapassagens na viagem, e fiquei testando o cambio no D e no M.
Minha conclusão é que depois que você conhece o tempo de resposta do carro, pode ultrapassar tranquilamente usando D e as aletas.
E sempre no meio da ultrapassagem, quando o giro tava lá no alto, eu subi as marchas nas aletas, seja no D ou no M.
No M é ainda mais seguro, mas eu por vezes esquecia de voltar para D depois da ultrapassagem concluída.
Eu não medi o consumo certinho, mas fiquei com a impressão de que foi melhor que o meu antigo Etios de mesmo motor.

Não sei dizer se o carro vale o preço cobrado pela Toyota, mas agora que já superei a dor no bolso eu estou me sentindo bem satisfeito com o Yaris. Espero ficar bastante tempo com ele.
Fernando Santos
Fernando Santos

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 19
Data de inscrição : 26/12/2018
Localização : São Paulo - SP
Carro : Yaris Sedan XLS

Marcelo Márcio de Moura gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por Convidado Sex Fev 08, 2019 9:24 am

Eu também fiz testes usando D ou "manual". No D a 110 km/h o giro fica ligeiramente abaixo de 2000 RPM, às vezes bem menos, quase "idle", rsrs. No modo manual o giro fica acima dos 2000 RPM, talvez uns 2200 a 2300 e pelo resumo da viagem (quando desliga o carro) vi que consome mais no modo manual, mas não fica aquela "patinação" chata típica do CVT. Fiz o teste no mesmo trecho de estrada.

Outra coisa que notei é que o indicador "ECO" já apaga assim que muda pro manual, já avisando que não vai rolar a mesma economia, rsrs.
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por Luiz Henrique Felix Seg Dez 09, 2019 5:01 pm

Em subida realmente patina demais até desenvolver velocidade, e com a direção um pouco virada a arrancada fica bem lenta. Pra mim o que irrita mais é com a direção virada, acredito que seja algo no diferencial do carro. No meu trajeto eu entro em uma rua que os carros vêm rápidos, quando me dão sinal pra ir dá até vergonha. Parece que estou enrolando ou fazendo graça. Porém, no reto acho que ele tem uma arrancada bastante boa, perfeita pra um motor 1.5 e no restante das situações também acho que motor/câmbio respondem muito bem.

ps.: achei esse fórum hoje, estou adorando ver pessoas com relatos iguais os meus. Eu achava que só eu pensava ou tinha percebido algumas coisas sobre o carro. Além dessa reclamação, tenho as de consumo que acho alto visto o que promete, a mídia que não pareia com nada (de carros mais baratos são melhores), e um bendito barulho que faz no painel e não acho de jeito nenhum. De resto o carro é muito bom.
Luiz Henrique Felix
Luiz Henrique Felix

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/12/2019
Localização : São Paulo - SP
Carro : Yaris XL Plus Tech

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por RRoberto Ter Dez 10, 2019 8:59 am

Ainda não testei todas as situações no Yaris
Mas acho que essa impressão de falta de força quando que se nota principalmente ao partir em subidas mais acentuadas pode ser resolvida com um simples toque na alavanca de marchas. Nem é preciso usar as aletas no volante.
Estando em drive (D) ao partir, ele se comporta como um CVT qualquer.  No caso do Yaris que tem marchas simuladas, experimentem deslocar a alavanca de marchas para esquerda. 
Se o carro está parado, ao deslocar a alavanca para a esquerda, ele simula a estar 1a marcha e perrmite arrancadas mais vigorosas. 
Essa solução também é útil também em outras situações, como nas ultrapassagens em rodovias (ao deslocar a alavanca, sempre reduz uma ou mais marchas simuladas) permitindo ultrapassagens rápidas e seguras.
RRoberto
RRoberto

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 105
Data de inscrição : 26/11/2019
Localização : Brasil
Carro : Yaris Sedan XS 2019/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por marcio_uti Seg Ago 17, 2020 4:25 pm

Boa tarde... como andam os consumos de vcs?? estou pensando em trocar meu etios 13/14 sedan mec por um yaris sedan 2019 aut. e tenho receio do cambio consumir mais... o cvt é possivel i trocando do D para o modo manual em velocidade???  ou tem que sair no Manual do 0?? vlw
marcio_uti
marcio_uti

Membro Novato
Membro Novato

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/08/2020
Localização : Santo André - SP
Carro : Etios Sedan

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por RRoberto Seg Ago 17, 2020 6:29 pm

No CVT do Yaris você pode estar dirigindo em D e, quando quiser (em qualquer velocidade) você pode passar para o modo manual movendo a alavanca para a esquerda. 
Com a alavanca deslocado para esquerda (modo manual simulado), você pode reduzir a marcha movendo a alavanca para trás (um toque). Se quiser reduzir mais, dê mais um toque. Cada toque para trás reduz uma marcha e cada toque para frente sobe uma marcha. Quando quiser retornar para o modo automático, basta deslocar a marcha para a direita que volta para D.
Já fiz isso algumas vezes, principalmente quando estou numa subida ou descida mais ingreme, tanto pela alavanca, como pelo "paddle shift. Essa prática em descidas íngremes e longas, poupa os discos de freios.

Quanto ao consumo na cidade, pode ter melhorado alguma coisa, mas não senti nada significativo. 
Na estrada, acredito que o CVT do Yaris apresente alguma vantagem em relação ao Etios AT4, mas ainda não tenho uma base para comparar. 
Com a pandemia da Covid-19 quase não tenho tido oportunidade para fazer viagens longas. Rodava em média uns 15.000 a 20.000 km/ano com muitas viagens, mas agora com a pandemia acho que não chego a 5.000/ano.

Se voce tem um Etios 13/14, sou da opinião que vale fazer um upgrade  para o Yaris. Se não me engano, o Yaris tem mais itens de segurança, como controle de estabilidade que inexiste no seu Etios. Quanto ao consumo, como o motor de ambos é praticamente o mesmo, não espere grandes diferenças no consumo.
RRoberto
RRoberto

Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 105
Data de inscrição : 26/11/2019
Localização : Brasil
Carro : Yaris Sedan XS 2019/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por LucasFloripa Qua Set 02, 2020 1:32 pm

Atualizando o consumo pois já estou com 75mil km

Segue sendo bastante econômico desde que respeitado o limite de 110 no máximo 120, pois ai o esforço passa a ser bem maior para manter a velocidade.

Consigo uma média geral (90% estrada) de cerca de 17km/l
no inverno sem AC fica em torno de 18 até 18,5 e com AC no verão cai para cerca de 16,5. 

Sempre com gasolina aditivada
LucasFloripa
LucasFloripa

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 51
Data de inscrição : 27/07/2018
Localização : Florianópolis - SC
Carro : Yaris Sedan XL CVT

Marcelo Márcio de Moura e Ighor86 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por Elienai oliveira Sáb Mar 12, 2022 9:15 am

[ltr][ltr]Olá prezados.
Tenho um Yaris sedan 1.5 automático 18/19 e devido ao longo e eterno delay/lag no acelerador instalei em 10/03/22 o modelo compatível  FT-SP09+  https://www.faaftech.com/busca/?categoria=6&marca=7&modelo=247&ano=20&termo_busca achando que resolveria o problema mas não tive êxito.
Creio que o problema seja realmente na resposta do câmbio.
Nas minhas buscas no Youtube achei um vídeo que por muitíssima coincidência é de um amigo que mandou fazer REMAP no câmbio do Yaris da esposa. Fiquei de dar uma volta no carro dele hoje para ver como ficou.
Ele pagou em torno de R$ 1.200,00 para realização do serviço a um cara de São Paulo que roda o Brasil fazendo isso. Somos de Vitória-ES e segundo meu amigo, normalmente junta-se um grupo de pessoas para justificar a ida do cara.
Abaixo segue o link para quem quiser acessar e assistir.

https://youtu.be/w98RdttAMKY

att,,

Elienai Oliveira 

(27) 99981-7134

[/ltr]









[/ltr]
Elienai oliveira
Elienai oliveira

Membro Bronze
Membro Bronze

Mensagens : 10
Data de inscrição : 30/01/2022
Localização : vitoria - ES
Carro : Yaris xl sedan 18/19

Ir para o topo Ir para baixo

Falta de força em arrancadas CVT Empty Re: Falta de força em arrancadas CVT

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos